7 Informações Pouco Conhecidas que Podem Afetar os Seus Ouvidos.

7 Informações Pouco Conhecidas que Podem

Afetar os Seus Ouvidos

1 – O QUE É ZUMBIDO ?

Zumbido é a sensação de ouvir um som que não está presente fisicamente. É também chamado de tinitus, “chiado”, “zoeira”.

2 – O QUE CAUSA ZUMBIDO?

Existem muitas causas, desde rolha de cerúmem até tumores do ouvido. Muitas doenças do ouvido apresentam zumbido como sintoma. Uma das causas mais comuns de zumbidos é a exposição à ruídos altos no trabalho (músicos, carpinteiros, metalúrgicos, pilotos) ou no lazer (tiro ao alvo, música alta etc.) Algumas vezes problemas não associados com o ouvido podem causar zumbidos como problemas na coluna cervical, na articulação temporomandibular, hipertensão arterial, hipotireoidismo, diabetes e intolerância à glicose.

3 – MUITAS PESSOAS SOFREM DE ZUMBIDOS?

Sim, estima-se que 50 milhões de adultos nos USA tenham zumbidos de algum grau e, destes, 12 milhões necessitem procurar auxílio médico

4 – COMO É TER ZUMBIDO?

Para a maioria das pessoas o zumbido não passa de um incômodo, mas em sua forma severa, pode causar perda de concentração, alteração de sono e problemas emocionais.

5 – O QUE SIGNIFICA O ZUMBIDO?

A causa do zumbido não é conhecida em sua totalidade. Sabemos que é real e que é um sinal de que algo no sistema auditivo não está certo, mas não sabemos onde o som está sendo gerado. Sabemos que não é a imaginação do paciente; é um fenômeno fisiológico ou neurológico.

6 – A PRESENÇA DO ZUMBIDO PODE SUGERIR QUE SE VÁ FICAR SURDO?

Não, zumbido é uma indicação de que há alguma espécie de dano no mecanismo auditivo, mas não significa que o paciente ficará surdo. Zumbido não causa perda auditiva e perda auditiva não causa zumbido, embora possam coexistir.

7 – EXISTE TRATAMENTO PARA O ZUMBIDO?

Sim, há vários tratamentos disponíveis para o paciente com zumbido que incluem:

7.1. Amplificação: sabe-se que os usos de aparelhos da amplificação sonora podem reduzir ou mesmo eliminar algumas formas de zumbido. A prótese auditiva fornece ao paciente a capacidade de ouvir melhor os ruídos do meio ambiente ao invés do zumbido.

7.2. Terapia com medicamentos: muita droga tem sido investigada para o alivio do zumbido. Incluem as drogas anticonvulsivantes, tranquilizantes, drogas anti-ansiedade, antihistaminicas e vasodilatadoras. Para alguns pacientes esta droga tem efeito benéfico. As pesquisas continuam no sentido de identificar uma droga por via oral que promova alivio dos sintomas com mínimo de efeitos colaterais.

7.3. Tratamento dentário: o tratamento dentário para a articulação têmporo-mandibular associado ao zumbido tem sido efetivo para os pacientes que apresentam ambos problemas.

7.4.Habituação(TRT) envolve a combinação de retreinamento auditivo com exposição a som neutro de intensidade menor que o zumbido associado a explicação e aconselhamento para eliminação de fatores negativos que atuam exacerbando o sintoma.

ENFIM, O OTORRINOLARINGOLOGISTA É O MELHOR PROFISSIONAL PARA RESOLVER O PROBLEMA DE ZUMBIDO OU CHIADO NO OUVIDO, CASO VOCÊ QUE ESTEJA LENDO TENHA ZUMBIDO PROCURE O SEU OTORRINOLARINGOLOGISTA!!!!