Amamente, você pode! – Dr. Marcos Caetano

Mensagen importante para as mamães

Amamentar é muito mais que alimentar o bebê, é aproximação, é contato, é carinho, é saúde, é um ato de amor da mãe para o filho. O bebê ao receber o leite materno que têm muitos nutrientes, também recebe anticorpos que o protege de doenças, infecções, alergias e obesidade. A sucção é um ótimo exercício para os músculos do rosto, o que facilita a respiração e o preparo para a fala. Além disso, faz com que os dentes fiquem fortes e bonitos. Para a mãe que amamenta o sangramento pós-parto diminui e para mais cedo; ou seja, o útero se recupera mais rápido. A amamentação diminui o risco de câncer de mama e ovário. Mas, este momento que devia ser tranqüilo e prazeroso; em muitas situações é de angústia, dor e decepção. Algumas dicas para torná-lo especial:

– O leite materno é um alimento completo. Não é necessário nenhum outro alimento até

o sexto mês de vida, a partir de então introduza alimentos complementares e amamente até os dois anos.

– A melhor posição para amamentar é quando mamãe e bebê ficam confortáveis. O bebê virado para a mãe, bem apoiado, com os braços livres e pegando bem a mama, queixo apoiado e os lábios virados para fora.

– Não estabeleça, nos primeiros meses, um horário definido para amamentar. È comum os bebês mamarem muitas vezes tanto de dia quanto á noite.

– O leite do início da mamada tem mais água e o do fim mais gordura, é esta que mata a fome do bebê. Assim, esvazie bem uma mama para somente após oferecer a outra.

– Para evitar que o leite acumule, a mama fique ingurgitada e você tenha uma infecção (mastite); esvazie as mamas com preferência pela ordenha manual. Aproveite os momentos em que estiver na maternidade para aprender a técnica. Você também pode doar este excesso de leite a um banco de leite, procure informações em maternidades próximas a sua casa.

– Não fume ou tome bebidas alcoólicas.

– A mãe que usa drogas como maconha, cocaína e crack não deve amamentar. O preparo para uma amamentação tranqüila e saudável se inicia no pré-natal. Não esqueça as mamas neste período e siga as orientações de seu obstetra.