Esclarecimentos Vibrolipoaspiração

Esclarecimentos Vibrolipoaspiração

A VIBROLIPOASPIRAÇÃO surgiu No final da década de 70, o cirurgião plástico Yves Gerard Illouz revolucionou o tratamento da gordura subcutânea através da sua remoção por cânulas ligadas à aspiração contínua; a LIPOASPIRAÇÃO.

Nem Illouz poderia imaginar o impacto que esse procedimento causaria na sociedade e que essa se tornaria a cirurgia mais realizada entre as cirurgias plásticas.

Com o passar dos anos, a lipoaspiração foi ganhando refinamento na técnica operatória e maior clareza sobre suas repercussões fisiológicas e complicações. O surgimento de cânulas mais finas propiciou menor agressividade à cirurgia e uma superfície com menos irregularidades.

A introdução de uma solução vasoconstritora no subcutâneo antes da cirurgia garantiu menor sangramento e , consequentemente, maior volume de gordura removido. Essas mudanças deixaram o procedimento mais seguro e com melhores resultados.

A lipoaspiração é propagada pelos meios de comunicação sob diversas denominações ( mini lipo, lipo light, hidrolipo, etc ) porém todos esses nomes são o mesmo procedimento; o que muda é o tipo de anestesia e a quantidade de gordura aspirada.

Há ainda outras denominações que levam em consideração a técnica utilizada para a aspiração da gordura : LIPO A LASER, LIPO POR ULTRASSOM e a VIBROLIPOASPIRAÇÃO.

As duas primeiras destroem a gordura ,respectivamente, com o laser e com o ultrassom .O liquído resultante é aspirado ou absorvido pelo organismo.

Ambas têm as desvantagens de poder causar queimaduras na pele além de impedir a utilização da gordura para enxertia em outras áreas como o glúteo e a face ( a gordura é muito estudada na atualidade por conter células-troncos e fatores de crescimento – sua destruição acaba com a possibilidade de utilizá-la para outros fins).

A VIBROLIPOASPIRAÇÃO é um aparelho de tecnologia belga que confere vibração à cânula com movimentos circulares e longitudinais com pequena amplitude (1cm) e muito rápidos ( 2000/min), impossível de realizar a braço, como no método tradicional.

Tudo que você precisa saber ao realizar a cirurgia

Hoje em dia, se tem outro entendimento sobre a Lipoaspiração, pois ela é um procedimento, buscado tanto pelos homens quanto pelas mulheres.

Antigamente o publico que mais recorria a essa técnica era o publico feminino, em sua grande maioria.
Essa procura se deu por conta que a cirurgia é capaz de eliminar gordura localizada de várias partes do corpo.

Vantagens da Vibrolipoaspiração:

1. Deixar a superfície mais uniforme.

2. Ser menos traumática com menor sangramento , inchaço e hematomas e , assim , ter uma recuperação mais rápida no pós operatório.

3. Menos cansativo para o cirurgião, que não precisa fazer os movimentos bruscos com o braço para “arrancar a gordura”.

4. A gordura coletada poderá ser utilizada para a lipoescultura e para o preenchimento de algumas regiões na face.

5. tem um sistema de travamento dos movimentos da cânula quando estiver em um tecido que não seja gordura, ou seja, quando houver resistência , o aparelho trava impedindo que o cirurgião perfure alguma região inadvertidamente (maior SEGURANCA ao procedimento).

Trabalhos evidenciaram que a VIBROLIPOASPIRAÇÃO

• Diminui em média 35% o tempo cirúrgico

• Diminui a dor operatória em 45%

• Diminui o edema e as equimoses (roxos) em, 50%

Algumas desvantagens incluem o custo elevado do aparelho e a necessidade do cirurgião plástico se familiarizar com o método

Assim, pode-se considerar a VIBROLIPOASPIRAÇÃO como um refinamento da técnica da lipoaspiração tradicional, proporcionando mais conforto e segurança ao paciente e ao cirurgião.

Saiba mais sobre o Dr José Junqueira