Perfeccionismo Disfuncional Está Envolvido na Manutenção de Vários Transtornos Mentais – Dr. Fabio Martins

3 sinais de que seu relacionamento foi feito para durar (incluindo um que você provavelmente nem imaginava) – Dr. Fabio Martins
9 de agosto de 2016
Qual a psicologia por trás do sucesso de jogos como Pokemon GO?
10 de agosto de 2016
Exibir tudo

Perfeccionismo Disfuncional Está Envolvido na Manutenção de Vários Transtornos Mentais – Dr. Fabio Martins

Apesar do termo ser aparentemente conhecido, o conceito e o papel do perfeccionismo disfuncional na origem e manutenção de vários transtornos mentais ainda é desconhecido do grande público.

O perfeccionismo não é um diagnóstico, mas um “processo trans-diagnóstico”. Isso quer dizer que diversos problemas emocionais podem ser gerados e mantidos pelo perfeccionismo como transtorno do pânico, depressão, transtorno obsessivo-compulsivo, anorexia e bulimia.

Perfeccionismo significa que a auto-estima do indivíduo depende exclusivamente de sua capacidade de performance em diversos domínios da vida. Além de estabelecerem um padrão de desempenho elevado, os perfeccionistas são intolerantes ao erro, muito críticos e exigentes.

A maior parte dos perfeccionistas descrevem terem tidos pais excessivamente críticos ou exigentes. A orientação de pais e professores, bem como do grande público é fundamental para prevenir esse processo que gera tanto sofrimento, principalmente em uma sociedade tão competitiva, que estimula as crianças a medirem seu valor como ser humano exclusivamente pelo “desempenho".

O Dr. Fábio Fonseca tem se dedicado à prevenção e ao tratamento desse importante problema emocional através da individualização de protocolos bem estabelecidos de terapia cognitivo-comportamental para o perfeccionismo.

 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *