Tudo o que você não sabia sobre coworking médico
Tenho certeza de que a esta altura do jogo, você saiba sobre o que se trata o coworking médico, não é mesmo? Mas, neste artigo de hoje, vamos trazer alguns fatos que você não sabia sobre esse tipo de trabalho.
Como toda novidade do mercado de trabalho vem cercada de curiosidades, com esta não seria diferente. E é claro que você também sabe que ela traz muitas propostas boas, sobretudo para quem gosta de trabalhar com mais liberdade.
Então, vamos te mostrar coisas que você precisa saber sobre o coworking médico e esperamos sanar suas dúvidas e curiosidades a este respeito.
O funcionamento é diferente dos demais tipos de coworking
Que o trabalho em coworking é integrado, disso todos sabemos, mas o que não te contaram é que quando o assunto é consultório médico, o seu funcionamento é um pouco diferente.
Para que você entenda, vamos explicar: no coworking comum, onde trabalham advogados, home-officers, programadores e demais profissões que necessitam apenas de uma mesa e um espaço para trabalhar, o ambiente de trabalho pode ser um espaço amplo onde você divide o local com vários outros profissionais.
No coworking médico, é necessário um espaço separado, para que o profissional atenda os seus pacientes de forma reservada, como se fosse um consultório próprio. Então fique tranquilo, se era sua preocupação, saiba que você terá toda a privacidade do mundo para realizar o seu trabalho.
Outro detalhe importante é que os dias, horários e espaços de atendimento serão determinados pelo médico para a realização dos exames em seus pacientes. Ele terá à sua disposição os equipamentos necessários para isto.
As taxas para coworking médico são mais vantajosas que ter o próprio consultório
Esta é outra preocupação para os profissionais de medicina: o pagamento de taxas. Como será que funciona? É mensal, é por atendimento, tem cota? Vamos esclarecer a sua dúvida.
Para o médico trabalhar em coworking primeiro ele precisa saber que os equipamentos são de uso comunitário entre outros médicos. Os valores pagos para utilização deles, bem como do espaço, servem para a manutenção deles.
O valor a ser pago é fixo e mensal para que o profissional tenha direito a utilização do espaço e dos equipamentos. Este valor é somado a pequenas tarifas por tempo de utilização do espaço. Lembra que falamos no tópico anterior sobre o profissional determinar os dias e horários das consultas?
Então, sendo assim, você pode calcular seus gastos fixos mensais de acordo com as taxas de manutenção, aluguel do espaço e tempo de utilização. A cobrança jamais será feita sobre os seus atendimentos.
Pode parecer um grande gasto, mas tenha certeza que alugar ou comprar um consultório, seus gastos serão muito maiores. Vale a pena investir em coworking.
O médico tem muito mais flexibilidade nos atendimentos
O lado bom de se trabalhar com coworking médico fica por conta da liberdade, isto é, a flexibilização dos horários para os seus pacientes. Você escolherá os dias, os horários, os espaços que irá utilizar para a realização dos exames.
Pensar por este lado é ótimo, pois num consultório você ficaria preso às agendas e muitas vezes atrasaria as consultas. No coworking você não precisa se preocupar. Os espaços funcionam de forma rotativa, o que leva o profissional, não só a cumprir à risca o horário escolhido, como facilita a vida dos pacientes e demais profissionais que utilizam o mesmo espaço.
Outra vantagem nesta questão é poder direcionar seus atendimentos para outras localidades próximas, já que as empresas donas de coworking possuem outras filiais, o que te permite atender em outros lugares, expandindo profissionalmente.
Grandes possibilidades de Integração e networking profissional
O que não te contaram sobre coworking médico é que a possibilidade de integração médica e o networking ficam em grande evidência.
Por se tratar de espaços compartilhados e sistema de rotatividade dos consultórios, existe a possibilidade de você estar em contato com vários profissionais da mesma ou outra especialidade. Além disso, as indicações de médicos entre os pacientes aumentam exponencialmente.
A vantagem disso, especialmente em início de carreira, é poder fazer networking do seu trabalho, se apresentar a demais profissionais, conhecer novas especialidades, aumentar o número de pacientes e crescer muito profissionalmente através da troca de experiências.
Se você não pode arcar com os gastos iniciais de um consultório o coworking é para você
Muito se fala em crescer profissionalmente, fazer residência, várias especializações etc. mas o que não dizem é que muitas vezes a situação financeira não permite alcançar todos os sonhos de uma só vez.
Em qualquer área, é preciso trabalhar muito para conquistar o próprio espaço, e no coworking, este caminho pode ser encurtado, permitindo até uma reserva financeira para futuros projetos profissionais.
Neste sistema de trabalho, as taxas pagas por mês garantem um espaço de qualidade, bons equipamentos, profissionais capacitados para te auxiliar neste processo. O coworking médico, apesar de ser recente no mercado, é um dos caminhos que o profissional pode trilhar em busca da sua liberdade financeira.
Num consultório próprio os gatos vão além do planejado, além de ter que contar com eventuais “surpresas” que exigirão reformas, substituições de aparelhos e muito mais que exige um bom dinheiro.
Então, se você não pode arcar com os custos de um espaço próprio, a opção de coworking é perfeita para você, pois além de toda infraestrutura e tudo o que comentamos aqui, você ainda não precisará se preocupar com despesas extras.
Conclusão
Como você pode perceber ao longo deste artigo, citamos pautas sobre o coworking médico que não são muito citadas. A modalidade de trabalho para a área da saúde ainda é novidade, por isso é sempre bom buscar informações de qualidade sobre o assunto.
Além disso, são inúmeras as vantagens de quem escolhe trabalhar neste sistema. As questões envolvendo a integração e o networking são a chave para o seu crescimento profissional somados à liberdade de atuação que só o sistema de coworking te dá.
E você, já pensou em trabalhar no modelo coworking? Cote para nós.