O que é rotulagem nutricional?

Rotulagem Nutricional - Nutricionista em Campinas

A Rotulagem nutricional é definida como toda a descrição destinada a informar o consumidor sobre as propriedades nutricionais de um alimento. Vários estudos têm destacado a importância da rotulagem nutricional, o que promove uma alimentação mais saudável. Acaba de ser aprovada as novas normas sobre a Rotulagem Nutricional pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Como ler o rótulo nutricional presentes nos alimentos?

  1. Sempre verifique a lista de ingredientes. Atenção! O primeiro ingrediente que estiver na lista, será o de maior quantidade nesse produto, e o último estará em menor quantidade.
  2. Evite consumir alimentos com lista grande de ingredientes ou aditivos químicos. Quanto menos ingredientes presentes no produto, melhor será sua qualidade.
  3. Avaliem a tabela nutricional, e olhe o tamanho da porção que deve ser consumida. Fique atentos, normalmente essa porção não corresponde a embalagem toda.
  4. Observe a quantidade em calorias de carboidratos, proteínas e gorduras. Esses macronutrientes definem o teor calórico do alimento.
  5. Verifique a data de validade e fabricação. Quanto maior o tempo de prateleira, menor será a quantidade de nutrientes.
  6. Se você apresenta algum tipo de alergia alimentar ou intolerância a algum nutriente, preste muita atenção na lista de ingredientes.

 

Adquirira o hábito de ler os rótulos dos alimentos. É importantíssimo para nos orientar a fazer melhores escolhas na hora da compra de um alimento.

 

Conheça o perfil da nossa nutricionista Rosangela Lourenço da Silva

CRN 47336

Saiba mais sobre nossos especialistas.