Entenda todos os benefícios e importância da Vitamina D em nosso corpo
Desde os nossos antepassados, crianças e adultos dependem da exposição solar adequada para satisfazer as suas necessidades diárias de vitamina D. Hoje a defiência de vitamina D é uma das condições médicas mais frequentes em nível mundial. A exposição solar por 15-20 minutos (ao meio dia) em período de verão resulta em um eritema(vermelhidão na pele) suficiente capaz de corresponder ao equivalente à tomada de 20000UI de vitamina D por via oral.
A vitamina D tem um papel importante na mineralização do esqueleto, concentração de cálcio/fósforo, e regularização da paratireoide. Vários estudos demonstram que baixos níveis de vitamina D apresentam efeito negativo na manutenção da massa óssea. A baixa exposição ao sol com diminuição da síntese de vitamina D comum nos indivíduos idosos, ocasionando maior fragilidade óssea e susceptibilidade às fraturas. A deficiência da vitamina D pode ser confirmada pela aferição dos níveis séricos de 25(OH)D.
A hipovitaminose D é mais encontrada nos indivíduos idosos. Mas nos dias de hoje, em função da baixa exposição solar, as pessoas têm apresentado a insuficiência cada vez mais cedo.
Na maioria das vezes essa diminuição ocorre de forma assintomática, porém o paciente pode apresentar fraqueza muscular com maior riscos de queda e, portanto, maior risco de fraturas. Relatos mostram que a insuficiência da vitamina D aumenta o risco de aparecimento de doenças crônicas, tais como pólipos intestinais, câncer de cólon, próstata e mama, diabetes tipo 1 em crianças, doenças cardiovasculares e doenças autoimunes.
Sabemos que as fontes habituais de vitamina D são inadequadas, principalmente nos países cujos alimentos não são enriquecidos com esta substância; nesta situação é interessante que a população receba um complemento para garantir a saúde óssea.
Vários são os esquemas disponíveis para tratar a insuficiência e a deficiência de vitamina D, converse com seu médico sobre aquele que atenda suas necessidades.