A verdade que ninguém nunca falou a você sobre tonturas.

A verdade que ninguém nunca falou a você sobre Tonturas.

Esse artigo tem como objetivo passar os principais tratamento medicamentoso e a melhoria do paciente.

Tonturas

Estima-se que 20% dos pacientes que procuram o clínico geral apresentam algum tipo de tontura. A tontura é a terceira queixa clínica em um ambulatório geral, perdendo apenas para a dor e a fadiga. Predomina no sexo feminino e sua incidência aumente com a idade, apresentando pico entre 65 e 75 anos. Grande porcentagem das tonturas tem evolução benigna e melhoram espontaneamente, no entanto, podem ocorrer como o primeiro sintoma de doenças de maior gravidade, como um AVC ou tumores. O interrogatório bem conduzido pode esclarecer o diagnóstico e suas possíveis causas: otológicas, neurológicas, cervicais ou secundárias a alterações clínicas, tais como arritmias cardíacas, efeitos colaterais de medicamentos distúrbios metabólicos principalmente o diabetes e, o stress.

Exames Otoneurológicos

A investigação é realizada basicamente através do exame Otoneurológico que avalia a função labiríntica e auditiva, Potenciais auditivos de tronco cerebral, e exames laboratoriais visando as alterações do metabolismo do açúcar, do colesterol e tireoide principalmente. Podem ser solicitados exames de imagem como Rx de coluna Cervical, Tomografias e Ressonâncias dependendo do caso.

O tratamento

O tratamento medicamentoso visa a melhora do quadro agudo e alivio dos sintomas. Passada esta fase deve-se tentar esclarecer a causa e trata-la. Hoje em dia o tratamento do quadro crônico baseia-se principalmente na Reabilitação Vestibular, um programa de exercícios específicos para cada caso que estimula a compensação fisiológica e a melhora do equilíbrio do paciente nas suas atividades diárias.

Sobre o autor

Dra. Guita Stoler – Otorrinolaringologista

Graduação em medicina pelo(a) Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Especialização em residencia medica em otorrinolaringologia pelo(a) Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Local de atendimento

Sensi Saúde

Rua Paulo Cesar Fidelis

Nº 39 | 1º Andar

Alto Taquaral | Campinas

São Paulo