Bichectomia: A plástica das bochechas
Nos últimos meses, a bichectomia tem ganhado destaque nos principais meios de comunicação. Esse interesse surgiu após alguns artistas nacionais e internacionais se submeterem a tal procedimento em busca de uma face mais esguia e definida. Porém, quem são os candidatos ideais para esse tipo de cirurgia e quais são as complicações possíveis?
Bichectomia se refere ao procedimento de redução da bola de “Bichat” ou corpo adiposo bucal , estrutura gordurosa encapsulada que dá projeção à região das bochechas. Quando aumentado, esse coxim gorduroso pode dar um aspecto arredondado e infantil à face.
Algumas das causas para o paciente ter um rosto arredondado são: Aumento do peso, hipertrofia do músculo masseter e o aumento do corpo adiposo bucal. Dessa forma, o paciente deve procurar um cirurgião plástico para que ele identifique cada caso e estabeleça uma terapia correspondente
O paciente obeso, por exemplo, não tem indicação para essa cirurgia pois o tratamento consiste na perda de peso e , aquele paciente que apresenta hipertrofia da musculatura mastigatória, pode se benefiar da aplicação de botox.
Contudo, há aqueles pacientes que estão dentro do seu peso ideal e , ainda assim, apresentam uma face arredondada; são esses os pacientes que irão se beneficiar com a bichectomia.
Essa é uma cirurgia já consagrada mundialmente desde a década de 80, porém apenas nos últimos anos tem se difundido no Brasil. Em entrevista à revista Veja , o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr João de Moraes Prado Neto, comentou sobre o procedimento : “ o rosto ganha um aspecto mais jovem e magro com a valorização das maçãs”.
Alguns cirurgiões argumentam contra dizendo que essa gordura poderá fazer falta quando a paciente envelhecer, pois há uma reabsorção da gordura na face conforme envelhecemos. Do outro lado, os cirurgiões que a defendem, explicam que apenas o excesso de gordura é retirado e que não faz sentido esperar uma vida toda para, na velhice, apresentar uma face minimamente mais volumosa. Invariavelmente, todas as pessoas vão passar por uma diminuição e redistribuição da gordura da face, o que pode ser corrigido com uma lipoenxertia para tirar esse estigma do processo de senescência.
É preciso lembrar que apesar de ser um procedimento relativamente simples, as complicações incluem lesão a estruturas nobres da face, como o nervo facial e o ducto parotídeo ( que leva saliva à boca). Daí a necessidade de procurar um cirurgião plástico que tenha familiaridade com a anatomia crânio facial.
Como é a cirurgia ?
Trata-se de um procedimento com anestesia local com ou sem sedação e tem duração de aproximadamente 1 hora.
Como é o pós-operatório ?
O pciente vai para casa no mesmo dia. Terá uma dieta líquido por 3 a 4 dias.
Irei sentir muita dor ?
Esse não costuma ser um procedimento doloroso, mesmo assim, você poderá apresentar um inchaço que poderá durar de 1 a 2 semanas.