Algumas mulheres durante a evolução da gestação tem encurtamento e abertura do colo uterino que ocorre muito antes do período adequado para o parto. O colo uterino destas gestantes não consegue suportar a pressão da gestação e acaba se abrindo, colo insuficiente (insuficiência istmo-cervical – IIC).
Quando o diagnóstico é realizado no iníco deste processo e há condição cirúrgica; é possível dar pontos no colo para evitar a progressão de sua abertura, esta cirurgia chamamos de Cerclagem. Caso não seja feito diagnóstico precoce ou não se realize o procedimento, o colo progressivamente se abre e o abortamento tardio ou parto prematuro se torna praticamente inevitável.
Veja Mais: Poste completo sobre Cerclagem
Em algumas sistuações mesmo fazendo a cerclagem no período gestacional não temos sucesso em evitar o parto prematuro. O que pode se repetir em gestações sucessivas.
Quando a cerclagem realizada durante a gestação não obteve sucesso, existe a possibilidade em realizar o procedimento antes de ocorrer a gravidez. Os pontos não serão mais retirados ao fim da gestação e esta técnica que chamamos de cerclagem definitiva. Importante saber que a cirurgia não impede ou dificulta que ocorra a gravidez, pois é deixado um pequeno canal por onde ocorre a menstruação e também por onde o espermatozoide tem acesso a cavidade uterina.
Este é um procedimento ainda muito pouco realizado no País, necessita de internação hospitalar, conhecimento cirúrgico e equipe médica. As técnicas são peculiares, as situações de indicação devem ser individualizadas e a gestante bem acompanhada no pré-natal e parto.
Saiba mais:
- Equipe de obstetras da Clínica Sensi Saúde em Campinas
- Equipe de ginecologistas de Clínica Sensi Saúde em Campinas