Cerclagem Definitiva – Dr. Marcos Caetano

A importância da Vitamina D – Dr. Marcos Caetano
8 de agosto de 2016
Método para evitar o parto prematuro: Pessário – Dr. Marcos Caetano
8 de agosto de 2016
Exibir tudo

Cerclagem Definitiva – Dr. Marcos Caetano

 

Algumas mulheres durante a evolução da gestação tem encurtamento e abertura do colo uterino que ocorre muito antes do período adequado para o parto. O colo uterino destas gestantes não consegue suportar a pressão da gestação e acaba se abrindo, colo insuficiente (insuficiência istmo-cervical – IIC).

Quando o diagnóstico é realizado no iníco deste processo e há condição cirúrgica; é possível dar pontos no colo para evitar a progressão de sua abertura, esta cirurgia chamamos de Cerclagem. Caso não seja feito diagnóstico precoce ou não se realize o procedimento, o colo progressivamente se abre e o abortamento tardio ou parto prematuro se torna praticamente inevitável.

Em algumas sistuações mesmo fazendo a cerclagem no período gestacional não temos sucesso em evitar o parto prematuro. O que pode se repetir em gestações sucessivas.

Quando a cerclagem realizada durante a gestação não obteve sucesso, existe a possibilidade em realizar o procedimento antes de ocorrer a gravidez. Os pontos não serão mais retirados ao fim da gestação e esta técnica que chamamos de cerclagem definitiva. Importante saber que a cirurgia não impede ou dificulta que ocorra a gravidez, pois é deixado um pequeno canal por onde ocorre a menstruação e também por onde o espermatozoide tem acesso a cavidade uterina.

Este é um procedimento ainda muito pouco realizado no País, necessita de internação hospitalar, conhecimento cirúrgico e equipe médica. As técnicas são peculiares, as situações de indicação devem ser individualizadas e a gestante bem acompanhada no pré-natal e parto.

Fonte da Matéria

 

34 Comentários

  1. Rosana disse:

    Eu fiz uma conização à quatro anos atrás,hoje estou grávida de Deus semanas será que vou precisar fazer cerclagem ainda dá tempo

  2. Roseli de Fatima Batista Teodoro disse:

    Tenho incompetência instimo cervical,tuve tres perdas uma com 23 semanas um gravides anembrionada e outra agora com 22 semanas meu colo abriu no orificio interno de dentro pr fora com um dedo de luva nao sobreviveu e hoje busco sua ajuda

  3. Su disse:

    Tive duas perdas gostaria de fazer ceclagem antes de engravida

  4. Juliane disse:

    Ola meu nome é Juliane tive 3 perdas estou no 4 gestação com 28 semanas e hoje descobrir que estou com 1 dedo de dilatação e estou cerclada minha cerclagem esta froxa e gostaria de saber se posso nessa idade gestacional fazer uma cerclagem definitiva ?

  5. Su disse:

    Bom dia ,preciso saber si realizar a ceclagem definitiva antes de engravida aguardando resposta

  6. Letícia disse:

    Oii gostaria de saber o valor dessa cirurgia particular..

  7. Isabela Cassia de Oliveira Claro disse:

    Olá, tenho 24 anos e já tive 3 perdas e fui diagnosticada com essa doença.. gostaria de saber se vcs atendem pelo convênio Porto Seguro.

  8. Bianca Cardoso disse:

    Olá estou de 14 semana, fiz a cerclagem!
    Porém já tive uma perda com 23 semana, pois tenho ICC, posso fazer a cerclagem definitiva agora?
    Qual é o valor do procedimento

  9. Luciana disse:

    Fiz uma cerclagem a 1 ano atrás. Meu parto foi cesárea é nao retiraram meus pontos até hoje.. será que tem algum problema??

  10. Alessandra disse:

    Dr. Você atende o convenio Sulamerica para fazer a definitiva?!.

  11. Alessandra disse:

    Dr. Você atende o convenio Sulamerica para fazer a definitiva?!.

  12. Patricia disse:

    Nao tenho o colo do utero gostaria muito de engravidar isso é possivél?

  13. Joice disse:

    Sou de Salvador descobrir que tenho icc e meu útero e curtinho perdi meu bebê com 5 meses de gestação ele nasceu faltando 1 dia para fazer 6 meses e gostaria de saber se posso fazer a cerclagem definitiva.

  14. Erica Oliveira Moreira disse:

    Tive um aborto indolor no ano passado, descobri que meu colo é flácido. Em Março desse ano fiquei grávida novamente, realizei a cerclagem com 12 semanas, mas com 16 semanas tive bolsa rota, e perdi meu bebê. Quais são as complicações da cerclagem? E se Eu engravidar novamente quais são os cuidados? Como evitar as infecções?

  15. Erica Oliveira Moreira disse:

    Fiz cerclagem com 12 semanas, tive bolsa rota com 16. Meu caso é indicativo de cerclagem laparoscopia?Quanto custa? Me ajude por favor

    • Oi Erica,
      Pensei que já havia respondido por e-mail. Por isso a demora.
      A cerclagem definitiva seria uma opção. Mas precisaríamos saber um pouco mais sobre o momento e técnica utilizada na cerclagem que fez!
      Seria muito importante uma consulta para conversarmos, pode ser on-line.
      Agende pelo número (19)998467787

  16. Raphaela Rocha disse:

    Ola boa tarde!
    Meu é Raphaela ja tive 2 partos prematuros por causa iic. O meu primeiro parto minha filha naceu de 25 semanas e 5 dias foi quando descobri a iic, na minha última gravidez cheguei a fazer a cerclagem comum mais estava gravida de gemeos e eles nacerao de 26 semanas e 6 dias. Gostaria de saber se posso fazer a cerclagem definitiva? É qual é o valor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *