fbpx

Você sabia que o protetor solar também é fundamental para a prática de atividade física ao ar livre?

FEBRE AMARELA – INFORMATIVO À POPULAÇÃO (atualizado em 13/02/2017)
22 de fevereiro de 2017
Médica Dermatologista em campinas
Como prevenir o envelhecimento da pele?
2 de março de 2017
Exibir tudo

Você sabia que o protetor solar também é fundamental para a prática de atividade física ao ar livre?

Como escolher um fotoprotetor

Você sabia que o protetor solar também é fundamental para a prática de atividade física ao ar livre?

Você sabia que o protetor solar também é fundamental para a prática de atividade física ao ar livre?

A exposição à radiação ultravioleta (UV) que vem do sol tem efeito cumulativo e penetra profundamente na pele, sendo capaz de provocar diversas alterações, como o bronzeamento e o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e outros problemas. A exposição solar em excesso também pode causar tumores benignos (não cancerosos) ou cancerosos, como o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma.

A maioria dos cânceres da pele está relacionada à exposição ao sol, por isso todo cuidado é pouco. Ao sair ao ar livre procure ficar na sombra, principalmente no horário entre as 10h e 16h, quando a radiação UVB é mais intensa. Use sempre protetor solar com fator de proteção solar (FPS) de 30 ou maior.

Os fotoprotetores, também conhecidos como protetores solares ou filtros solares, são produtos capazes de prevenir os males provocados pela exposição solar, como o câncer da pele, o envelhecimento precoce e a queimadura solar.

Como escolher um fotoprotetor?

Em primeiro lugar, devemos verificar o FPS, que representa a proteção contra os raios UVB e o valor do PPD, que mede a proteção contra os raios UVA e deve ser sempre, no mínimo, metade do valor do FPS. Também é importante avaliar se o produto é resistente ou não a água.

O “veículo” do produto– gel, creme, loção, spray, bastão – também tem de ser considerado, pois isso ajuda na prevenção de acne e oleosidade, comuns quando se usa produtos inadequados para cada tipo de pele. Pacientes com pele com tendência a acne devem optar por veículos livres de óleo, ou gel creme. Já aqueles pacientes que fazem muita atividade física e que suam bastante, devem evitar os géis, pois saem facilmente.

Como aplicar o fotoprotetor?

O produto deve ser aplicado ainda em casa, e reaplicado ao longo do dia a cada 2 horas, se houver muita transpiração ou exposição solar prolongada. É necessária aplicar uma boa quantidade do produto, equivalente a uma colher de chá rasa para o rosto e três colheres de sopa para o corpo, uniformemente, de modo a não deixar nenhuma área desprotegida. O filtro solar deve ser usado todos os dias, mesmo quando o tempo estiver frio ou nublado, pois a radiação UV atravessa as nuvens.

É importante lembrar que usar apenas filtro solar não basta. É preciso complementar as estratégias de fotoproteção com outros mecanismos, como roupas, chapéus e óculos apropriados. Também é importante consultar um dermatologista regularmente para uma avaliação cuidadosa da pele, com a indicação do produto mais adequado.

Saiba mais da Dra Angela de Souza Cassol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *