Como prevenir o envelhecimento da pele?
O envelhecimento da pele pode ser dividido em duas categorias: o envelhecimento intrínseco, secundário à perda da capacidade de regeneração das células pela ação do tempo (influenciado por fatores genéticos, hormonais e metabólicos); e o envelhecimento extrínseco, causado pela exposição à radiação ultravioleta (do sol), tabagismo, traumas e outras doenças de pele.
A exposição à radiação do sol (ultravioleta e infravermelho) é um dos principais fatores que leva à produção de radicais livres, contribuindo significativamente para o surgimento de rugas, afinamento da pele e para o surgimento de manchas. Neste sentido, para se prevenir o envelhecimento da pele, é fundamental o uso regular e adequado dos protetores solares. Estes devem ser aplicados diariamente, mesmo em dias nublados, e devem ser reaplicados após 3 horas, pois perdem o efeito, ou antes desse período, se o indivíduo se molhar ou suar excessivamente. O protetor solar fornece proteção contra os raios ultravioleta B (representada pela sigla FPS) e ultravioleta A (representada pela sigla PPD). Deve ter fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 30 e idealmente, deve apresentar proteção também contra ultravioleta A.
Em relação à dieta, há algumas vitaminas e minerais que são importantes para proteger a pele contra a radiação ultravioleta e prevenir o envelhecimento. São eles: as vitaminas A, C, D e E; os minerais selênio, zinco, cobre e magnésio; polifenóis e licopeno.
Para prevenir o envelhecimento da pele é muito importante adotar uma dieta equilibrada e variada, que contenha vegetais, frutas, nozes, castanhas e frutos do mar. É também muito importante interromper o tabagismo e evitar exposição a poluentes.
Também é possível a suplementação de algumas vitaminas e minerais, quando o seu consumo através da dieta é insuficiente. Também é interessante o consumo de outras substâncias, como colágeno e ácido hialurônico.
Quando já há sinais instalados do envelhecimento, é possível realizar diversos tratamentos, de cremes a laser. Para conhece-los, procure um médico dermatologista associado à Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Autoria: Dra Angela Cassol
Médica Dermatologista associada à SBD
CRM-SP 150.087 / RQE 51.697