Por que fazer parte de um coworking médico ao invés de ter o próprio consultório?

Por que fazer parte de um coworking médico ao invés de ter o próprio consultório?

Se você é um profissional da medicina, saiba que fazer um coworking pode ser muito mais vantajoso que ter o próprio consultório. E isso se intensifica mais no cenário pós pandêmico.

E neste artigo de hoje, vamos conversar um pouco sobre o assunto, abordando as principais vantagens, para que você pense mais sobre o assunto e se planeje melhor na hora de abrir um consultório médico.

A opção do coworking ainda é nova, mas é cheia de propostas boas que podem mudar a sua visão sobre atendimentos e estilo de trabalho. Então, se você está pensando nisso, nos acompanhe através desta leitura para descobrir mais sobre essa nova modalidade.

Um pouco sobre o coworking

Não é novidade para ninguém que os meios de trabalho têm sofrido os efeitos da modernidade, mas para melhor. Com esse conceito de atualidade, o coworking surgiu para revolucionar o modo como trabalhamos.

Com uma abordagem mais integrativa, enxuta e de menos gastos, o coworking consegue integrar quase todas as modalidades de home office, escritórios de advocacia, contabilidade, corretores e, agora, os consultórios médicos.

Essa palavra, que tem origem na língua inglesa, significa “trabalhando junto” e a partir daí você consegue imaginar como funciona um ambiente de trabalho desses. Você aluga uma estação de trabalho dentro desse espaço para desempenhar a sua profissão.

Dentro da área médica o coworking funciona como uma grande clínica, com recepcionistas e tudo. Você não precisará se preocupar com despesas extras, nem mobília, tampouco em pagar funcionários. Bacana, não?

Então agora que demos uma pequena pincelada no assunto, vamos ver os motivos pelos quais é muito mais interessante trabalhar em coworking do que ter o próprio consultório.

É mais vantajoso em economia

Especialmente se você é um médico em início de carreira, saiba que o coworking pode ser uma excelente opção para quem está começando. É mais vantajoso economicamente, pois os gastos gerais com um consultório próprio serão poupados.

Por exemplo: recepcionista, faxineiras, internet, água, luz, telefone etc. esses gastos costumam estar incluídos numa única taxa que é a do aluguel da sua sala no coworking. Sem contar que esse valor é bem reduzido, já que o consultório é compartilhado com outros médicos.

Além do mais, a estrutura para você receber seus pacientes costuma ser de primeira linha, isto é, boa mobília, boa infraestrutura e espaços mais modernos. Tudo com o máximo de conforto e zelo para você trabalhar.

No caso de um consultório particular, alugado ou comprado, você terá mais gastos de investimento para que a estrutura corresponda àquilo que você deseja. Isso quando o ambiente não precisa de pequenas reformas para não comprometer o seu trabalho.

Por esta razão, fechar um contrato com um coworking pode ser a melhor opção neste momento, devido a toda estrutura oferecida pelas empresas que garantirão o sucesso dos seus atendimentos.

Possibilidade de estender profissionalmente

Essa é outra enorme vantagem para você escolher o coworking. Sabia que algumas empresas donas desse tipo de espaço possuem outras estruturas localizadas em cidades e estados diferentes?

Quando você aluga uma estação de trabalho num coworking, algumas destas empresas incluem no contrato a possibilidade de utilizar o consultório em outro lugar. E isso te dará uma enorme vantagem em relação aos outros profissionais.

Pois para quem trabalha com consultório fixo, fica restrito a um único lugar, geralmente aos mesmos pacientes e com dificuldade consegue estender para outras localidades. Com esse tipo de contrato de coworking você consegue levar o seu trabalho para demais localizações, expandindo a sua clientela.

Possibilidade de mudar de lugar

Se tem uma coisa que o coworking médico faz por você é te dar liberdade geográfica de trabalho. Não apenas pelos motivos que citamos anteriormente, mas também pela possibilidade de você não ficar preso num mesmo ambiente. Você não precisa se prender a um mesmo local de trabalho se o coworking oferece vários espaços.

Caso você cresça dentro da sua área médica, precisará de novos equipamentos, um espaço maior para que comporte a nova fase. Dentro de um espaço próprio você teria mais dificuldades, além de ter que gastar com reformas. Essa situação pode ser economicamente inviável no momento.

Então a sugestão é alugar no coworking, até ter condições de expandir. E isso complementa o nosso tópico anterior sobre atender em outras localidades. Você terá a liberdade de escolher onde quer atender.

Crescer mais rapidamente através das conexões

Só quem tem o próprio negócio sabe o quanto é difícil crescer quando não se tem os contatos certos, não é mesmo? Pensando nisso, a modalidade de coworking pode dar essa força na hora de criar conexões com as pessoas.

Como abordado inicialmente, neste artigo, comentamos sobre o significado da palavra, isso porque ela traz um modelo de trabalho integrativo, ou seja, você trabalha num espaço em contato com outros profissionais.

Essa conexão te dará uma grande vantagem na hora de fazer networking, pois desse ambiente conjunto de trabalho podem surgir parcerias interessantes para a sua área profissional, e nada melhor do que ter bons contatos na carreira não é mesmo?

E outro detalhe, quanto mais conexões você tiver, maiores as chances de crescer profissionalmente, trocar experiências e pode até gerar um novo trabalho ou projeto dentro da área médica.

Conclusão

Agora que você já tem motivos o suficiente para pensar em como vai estruturar a sua carreira, que tal observar mais de perto o coworking? Você pode analisar neste artigo as principais vantagens que essa forma de trabalho te dá.

As questões econômicas não ficam prejudicadas neste modelo e você conseguirá investir muito mais na sua carreira médica. Também, existe uma enorme possibilidade de expandir profissionalmente já que as empresas de coworking possuem filiais em outras localidades.

Outro ponto importante que elucidamos aqui foi a possibilidade de criar várias conexões, ampliando o seu campo de atuação e trocando experiências. Estas são as maiores vantagens para você trabalhar em coworking sem precisar ter o próprio consultório.

E então, você já conhecia esse formato de consultório? Conte mais para nós.