Pela primeira vez, o Brasil superou os Estados Unidos e se tornou líder mundial na realização de procedimentos cirúrgicos estéticos, de acordo com relatório divulgado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps).
O país ficou na primeira posição na realização de lipoaspiração (227.896), que retira gordura de regiões específicas do corpo, aumento das mamas (226.090) – técnica mais procurada no Brasil – e a correção de seios caídos (139.835).
Também conhecida como mamoplastia de aumento, a cirurgia de aumento de mama utiliza implantes de silicone de variados modelos e tamanhos para dar volume aos seios, ou restaurar o volume mamário perdido após perda de peso ou gravidez, visando melhorar o contorno corporal em uma área do corpo tão significativa para a mulher que é a mama.
Com o clima tropical do nosso país e o crescente apelo ao corpo perfeito, essa cirurgia acabou tornando-se uma das preferidas no Brasil.
A simples mamoplastia de aumento não corrige seios severamente caídos. Se você deseja um resultado que corrija a flacidez e eleve as mamas caídas, o procedimento chamado mastopexia de mamas pode ser realizado ao mesmo tempo que o aumento de mama, onde pode-se elevar as mamas, reduzir a flacidez e colocar uma prótese de silicone Seu cirurgião plástico irá ajudá-la a tomar esta decisão.
Cuidados antes da cirurgia:
• Fazer exames laboratoriais e avaliação médica com o especialista,
• Verificar doenças pré existentes e avaliar se estão controladas.
• Fazer uma mamografia antes da cirurgia e outra após a cirurgia para ajudar a detectar quaisquer mudanças futuras no tecido mamário,
• Parar de fumar com bastante antecedência à cirurgia,
• Agendar uma consulta pré anestésica para avaliação da médica.
• Procurar no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica se o seu médico é associado e tem o Título de Especialista.
• Verificar onde vai ser a sua cirurgia e se será em local apropriado e seguro.
• Programar um tempo para ficar afastado de suas atividades habituais para o repouso pós operatório.
# Escolha do tipo e tamanho da prótese:
As próteses podem ser redondas, anatômicas ou cônicas, tendo sua superfície externa em formato texturizado ou com poliuretano. De maneira geral elas podem ser de perfil baixo, moderado, alto e super alto, sendo que cada uma tem uma indicação específica.
– A decisão quanto ao tipo e tamanho da prótese será tomada em comum acordo com seu cirurgião, após uma criteriosa avaliação do ponto de vista técnico, anatômico e das expectativas do paciente.
# Local das cicatrizes:
As incisões são feitas em áreas discretas para evitar ao máximo que a cicatriz fique visível. Você e seu cirurgião plástico irão discutir quais opções de incisão são apropriadas para o resultado que deseja. As opções de incisão incluem:
– Incisão inframamária,
– Incisão transaxilar,
– Incisão periareolar.
As incisões variam com o tipo de implante, o volume desejado, as particularidades anatômicas e a preferência do cirurgião.
# Cuidados pós operatório:
Você deve seguir todas as recomendações de repouso após a cirurgia, tomar os medicamentos prescritos pelo seu cirurgião, realizar os retornos para o curativo o e aguardar a restauração completa do edema e cicatrização para ver o formato.
Seguir as recomendações de seu médico é fundamental para o sucesso da cirurgia. É importante que as incisões cirúrgicas não sejam submetidas à força excessiva, à escoriação, ou ao movimento durante o tempo de cicatrização final da mama.
É importante saber que os resultados da cirurgia de implante de mama não são permanentes e os mesmos podem exigir substituição ao longo da vida. Você deve fazer acompanhamento com seu cirurgião plástico para discutir mudanças em seus seios. Com o tempo, seus seios podem mudar devido ao envelhecimento, às oscilações de peso, a fatores hormonais e à gravidade. Se, depois de alguns anos, você se tornar insatisfeita com a aparência de seus seios, você pode optar por se submeter a um procedimento de lifting de mama ou troca.
E lembre-se que o mais importante para qualquer procedimento cirúrgico é a segurança do paciente, portanto antes de qualquer escolha, verifique a formação do seu médico, o local onde será realizado o procedimento e se o seu cirurgião plástico pertence a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e se tem o Título de Especialista.
.
Dr Geyson Souza Sarmento é especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), com Título de Especialista pela SBCP, AMB E MEC.
CRM-SP: 136.925 / RQE: 51460
www.geysonsarmento.com.br