O enfisema é um tipo de doença pulmonar obstrutiva crônica na qual os alvéolos, as bolsinhas de ar dos pulmões, se danificam e como consequência o corpo não recebe o oxigênio necessário, segundo a descrição da Biblioteca dos Institutos Nacionais da Saúde dos Estados Unidos (NIH). Depois que o enfisema é instalado, o pulmão perde progressivamente a função. O doente sente cada vez mais dificuldade para respirar.
Dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer) indicam que o tabaco responde por 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema). A doença é irreversível. É por isso que, quanto antes for feito o diagnóstico, melhor. Vitamina C pode proteger pulmões A vitamina C pode ser eficaz para proteger contra o enfisema pulmonar, uma doença crônica provocada na maioria dos casos pelo consumo de tabaco, segundo um estudo publicado pela revista “Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America” (PNAS) em julho.
Um grupo de cientistas da Universidade de Calcutá, na Índia, e da Clínica Cleveland, dos EUA, determinaram que a vitamina C proporciona proteção contra o dano pulmonar provocado pelo tabagismo e que tem essa ação ao neutralizar os oxidantes da fumaça do tabaco responsáveis pelo dano nas proteínas dos pulmões. O estudo também sugere que os oxidantes da fumaça podem ser a principal causa de dano pulmonar com relação ao enfisema.
A vitamina C proporcionaria, segundo a pesquisa, uma proteção completa contra o enfisema provocado pela fumaça ao atenuar o dano direto efetuado nos pulmões por seus oxidantes. Ao interagir com a antioxidante vitamina C, a fumaça do tabaco perderia portanto sua capacidade de provocar oxidação ou dano nas proteínas do pulmão.