fbpx

Terapia Holística Esteta: Um novo conceito e abordagem dentro da estética

Reeducação Alimentar: 6 dicas para começar
18 de dezembro de 2020
Rejuvenescimento Vaginal sem hormônio, existe? Sim!
29 de janeiro de 2021
Exibir tudo
Num mundo cada vez mais acelerado, em que tudo é “para ontem”, é desafiador conseguir manter a calma e a serenidade, né?

Ainda mais conseguir manter uma rotina regrada, saudável e livre de patologias relacionadas ao nosso emocional. Diante deste cenário, muitas pessoas necessitam procurar tratamentos médicos, psiquiátricos e psicológicos, assim como, terapêuticos complementares, no intuito de ganhar consciência sobre seus processos, traumas e autoconhecimento, entendendo melhor sua mente e emoções.

Estes desequilíbrios emocionais, mentais e energéticos afetam diretamente o corpo físico, trazendo doenças, desde as mais simples – como, dores, sensações desagradáveis e acnes – até patologias mais graves – como doenças autoimunes, cânceres, úlceras, etc.

O que é Terapia Holística?

A terapia holística, neste contexto, trabalha, em paralelo com a medicina e psicologia tradicional, de maneira integrativa e complementar, ou seja, jamais dispensando a consulta por um profissional médico ou, incentivando o não uso de medicamentos receitados por um profissional médico.

Estes tratamentos devem ser sempre considerados, quando necessários, para o bem-estar do cliente. No entanto, enquanto a medicina tradicional olha para partes do indivíduo, procurando tratar sua dor no corpo físico e, talvez, abordando alguns possíveis gatilhos mentais para as causas de certas doenças, o terapeuta holístico compreende o indivíduo como um todo, analisando seu mental, emocional, físico e seu campo energético espiritual.

Esta visão holística, trará ganhos de consciência, identificando causas de traumas, fatores internos e externos que possam estar desequilibrando o campo eletromagnético da pessoa e facilitará o processo de melhora, seja lá qual for o quadro de saúde ou queixa do cliente.

Quais os tipos de terapias holísticas?

Existem inúmeras ferramentas holísticas que uma Terapeuta Holística Esteta pode utilizar, talvez, você já tenha ouvido falar de algumas destas, citadas abaixo, que, são as mais conhecidas e mais utilizadas, mas podem existir várias outras:

  • Reiki
  • Cromoterapia
  • Cristaloterapia
  • Radiestesia e Radiônica
  • Thetahealing®
  • Humanoterapia
  • Mesa Quântica
  • Baralho Terapêutico
  • Reflexologia
  • Auriculoterapia
  • Aromaterapia
  • Florais de Bach
  • Ventosaterapia

O que é a Terapia Holística Esteta?

É um conceito inovador, em que o terapeuta holístico (que é também técnico em estética) analisa e propõe um protocolo com um mix de terapias e atendimentos estéticos, trazendo ganhos de consciência ao cliente, tratando todos os aspectos do indivíduo. Proporciona leveza, bem-estar, qualidade de vida, melhora física, estética e de autoestima.

É recomendável que o tratamento seja definido e acompanhado por um profissional, montando um protocolo personalizado, por meio de avaliação, para então, apresentar uma proposta ao cliente. É importante ouvir o que o cliente espera, o que ele acredita ser o melhor para si, mas, não deve ditar qual o tratamento. O profissional indicará o tratamento mais adequado, mediante avaliação completa.

Qual a relação entre a estética e a Terapia Holística? Mas será que a estética já não resolveria o problema?

Bem, é muito simples, a estética faz parte dos cuidados do corpo físico e é importante para nos sentirmos bem, trazer autoestima e bem-estar de maneira geral. A terapia holística trabalhará nossos corpos mental, emocional e espiritual, trazendo ganhos de consciência e também proporcionando bem-estar, mas de maneira mais duradoura.

Quando fazemos um tratamento estético, estamos buscando momentos relaxantes e tratamentos para nosso corpo físico, no intuito de nos sentirmos bem e bonitos. Dependendo do tratamento, serão incluídas sessões de relaxamento, que promovem descanso mental e bem-estar, melhorando o emocional momentaneamente, mas não resolverá a raiz do problema, apenas alivia a sensação e posterga algo que voltará em breve. Já a terapia holística trabalhará as emoções por trás das patologias de forma terapêutica, descobrindo quais as crenças que estão no subconsciente do cliente e que são responsáveis pelas emoções ruins que causam mal-estar. Portanto, conclui-se que a junção destas duas áreas é essencial para bons resultados.

É comum clientes que recorrem às clínicas de estética com queixas sobre o corpo por distorções de imagem (é o caso de pessoas com anorexia, por exemplo) e não, porque precisam, de fato, de um procedimento estético. O resultado pode ajudar, na maioria dos casos, mas, os efeitos podem ser temporários, em casos de problemáticas profundas, em que a pessoa não esteja bem mentalmente, emocionalmente e espiritualmente.

Nestes casos, o tratamento do campo mental, emocional (traumas e crenças) e o espiritual, são tão essenciais quanto os procedimentos estéticos, para que isso seja refletido no externo e percebido pelo cliente. Neste sentido, um profissional terapeuta holístico esteta auxiliará nessa jornada, olhando por todos os ângulos e considerando todos os aspectos, incluindo a saúde estética e física.

É importante frisar que, dentro da estética, existem algumas contraindicações, dependendo do protocolo, por isto, cada caso é um caso, e, sempre, será necessária uma avaliação prévia, antes de fazer qualquer procedimento. Lembrando que o trabalho terapêutico NÃO exclui o trabalho médico e psicológico em paralelo.

Namastê!

Eloísa Dutra Xavier
Terapeuta Holística Esteta – CRT: 51905

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *