Bom relacionamento com os pais é saúde
10 de outubro de 2016
bipolar transtorno clinica em campinas
Tirando as dúvidas sobre o transtorno bipolar – Dr. Fabio Martins
11 de outubro de 2016
Exibir tudo

Varizes – Esclarecimentos

O que são varizes? Quais suas causas? É possível prevenir? Estas e outras dúvidas serão sanadas pelo nosso querido Dr. Noedir, angiologista na Sensi Saúde.

O que são varizes? E vasinhos?

Varizes, são veias doentes que se dilatam, se alongam e ficam tortuosas progressivamente, que costumam aparecer mais na região das coxas, pernas e pés. Vasinhos, são as telangiectasias, são finos vasos avermelhados ou arroxeados, que surgem na fase inicial da insuficiência venosa. São sinais cie que essas veias fininhas superficiais estão doentes, uma espécie de microvarizes, nesta fase o único sinal costuma ser apenas o estético.

O que as varizes podem causar?

As varizes podem causar de problemas estéticos à dores, ardor, coceira, pele ressecada, esticada, sensação de perna pesada, sensação de queimação nas pernas e plantas dos pés, sensação de fadiga, cãibras, inchaço no tornozelo, formigamento nas pernas e pés e até complicações mais sérias. Normalmente são mais sentidas ou agravadas durante a gestação ou a menstruação, no final do dia e/ ou nos dias de mais calor.

Quais são as causas mais comum das varizes?

A hereditariedade (que passa de pais para filhos) é o fator mais comum, mas a gravidez, os hormônios (uso de anticoncepcional, reposição hormonal), e o fato de ficar muito tempo em pé ou parado (normalmente devido ao tipo de trabalho) e o cigarro também são fatores de risco importantes.

Quais são os fatores de risco?

Cigarro, sedentarismo, obesidade, idade avançada, muito em pé ou muito tempo sentada.

Quais são as principais complicações das varizes?

A má circulação do sangue com o tempo, podem deixar manchas escuras nas pernas e nos pés, descamação da pele, sangramentos na região, pele mais sensível, erisipela (infecções de pele), deformidades no local, úlceras (feridas de difícil cicatrização), trombose (sangue coagulado que entope as veias e dificulta a circulação sanguínea), são as complicações mais comum das varizes.

Como evoluem as varizes?

Se tratadas corretamente, as varizes tendem a desaparecer ou serem muito reduzidas. Quando não tratadas ou cuidadas do modo correto, as varizes podem levar a complicações,

Como é feito o diagnóstico das varizes?

O médico faz uma análise visual e tátil da pele e das veias, nas duas pernas, pés e/ ou quaisquer outras áreas afetadas. Um exame de imagem de mapeamento das veias, Doppler, também pode auxiliar em um diagnóstico mais preciso.

Quais são os tratamentos para as varizes?

Os tratamentos devem ser indicados caso a caso, entre eles estão o uso de meias elásticas de compressão (que devem ser indicadas, a altura e compressão pelo angiologista), a escleroterapia (medicamentos injetados dentro dos vasinhos que causam sua eliminação), o uso de medicamentos (para ajudar na circulação) e nos casos mais sérios é indicado a microcirurgia ou cirurgia" (retira-se a veia doente com pequenos cortes).

E possível prevenir?

Ter uma vida mais saudável e ativa, praticar exercícios físicos regularmente, evitar ficar muito tempo sentado ou em pé, elevar as pernas, usar diariamente meias elásticas, evitar o uso de meias ou roupas apertadas, manter o peso, comer alto teor de fibras, beber água o suficiente, reduzir o consumo de sal, evitar salto alto e sapatilhas, não fumar e procurar tratamento médico de um especialista o mais breve no início da aparição das varizes são alguns cuidados que ajudam. Durante viagens com mais de 2 horas sem movimentar as pernas, usar meias antitrombos e fazer consulta com angiologista para melhores esclarecimentos

Dicas :
Na consulta médica com o cirurgião vascular leve um short e uma lista com:
  • todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram;
  • histórico médico de doenças anteriores da consulta;
  • medicamentos que toma com regularidade;
  • histórico de doença familiar;
  • Dicas :
    Na consulta médica com o cirurgião vascular leve um short e uma lista com:
  • todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram;
  • histórico médico de doenças anteriores da consulta;
  • medicamentos que toma com regularidade;
  • histórico de doença familiar;
  •  

    Dr. Noedir Antonio Lorencini

    Angiologista - CRM: 22605/SP


    12 Comentários

    1. oxnbspvy disse:

      varizes é bem chatinho mesmo, tem que ter cuidado

    2. Molinarodemi disse:

      aprovo a ideia, estou amando isso

    3. ChvirevOi disse:

      Posta mais coisas sobre esse assunto

    4. JamesSleli disse:

      hmmm… pode melhorar

    5. Scottrat disse:

      Meu namorado me indicou, gostei mesmo da matéria!

    6. marcioi60 disse:

      informação importante

    7. Robertadow disse:

      Estava procurando algo do tipo

    8. Niklcaf disse:

      Faz sentido 🙂

    9. Stacyimilt disse:

      Muito obrigado pela informação

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *