Os desreguladores endócrinos são substâncias, naturais ou produzidas pelo homem, que podem interferir com o sistema endócrino produzindo efeitos na reprodução, funções neurológicas e imunológicas em seres humanos e animais.
Uma grande variedade dessas substâncias podem ser encontradas em muitos produtos da vida cotidiana como garrafas plásticas, latas de alimentos de metal, detergentes, alimentos, brinquedos, cosméticos e pesticidas.
O bisfenol A (BPA) é um desses produtos químicos produzido em grandes quantidades para produção de plásticos. Tem efeitos sobre o cérebro, o comportamento e a próstata em fetos, bebês e crianças.
Pesquisas mostram que os desreguladores endócrinos podem apresentar maior risco durante o desenvolvimento pré e pós-natal quando os órgãos e sistemas neurais ainda estão se formando; porém seus efeitos podem não ser aparentes até um período mais tardio da vida.
A exposição a esses desreguladores endócrinos pode ocorrer através da água, ar, alimentos, contato com solo e com a pele. Estas substâncias não se deterioram facilmente, mesmo substâncias que foram proibidas há décadas permanecem em níveis elevados no ambiente. Pessoas que trabalham com pesticidas, fungicidas e produtos químicos industriais têm risco particularmente elevado para essa exposição.